Mesmo com o poder legislativo em recesso, o vereador GIL GOMES (PV) e sua assessoria continuam com seu gabinete e escritório abertos atendendo aos munícipes , visitando as comunidades e ouvindo os seus reclames. O recesso do legislativo iniciou dia 22/06 e vai até dia 14/07.

GIL GOMES tem visitado quase todos os distritos e bairros; ouvindo e conversando com a população; registrando as deficiências de cada localidade; fiscalizando as instituições públicas, colégios e outros organismos. O vereador tem feito verdadeira maratona, inclusive à noite, o que possibilitou apresentar o projeto 39/2017, que obriga o município colocar lâmpadas LED em todos os espaços públicos.

Também preocupado com a educação, o vereador GIL GOMES apresentou projeto de lei que institui no âmbito do Município, o Selo Empresa “Amigas da Educação”, destinado às empresas que desenvolvam programa de incentivo à Educação Básica, numa iniciativa louvável e inédita de reconhecimento as empresas privadas que investem na educação dos seus funcionários e dependentes.

Como um parlamentar ativo e de iniciativas, GIL GOMES  protocolou projeto de lei que proíbe em horário comercial de atendimento ao público, o transporte, embarque e desembarque de valores e bens patrimoniais e o recolhimento de qualquer tipo de malotes no interior de Agências bancárias, Casas Lotéricas, Centros Comerciais, supermercados e outras atividades afins. Um projeto preventivo de âmbito de segurança aos transeuntes da cidade.

Na área de políticas públicas para o esporte, diante da crise que passou e continua passando o time de futebol da cidade, Colo Colo, o vereador GIL GOMES vem sentando semanalmente com sua equipe de trabalho, preparando projeto de lei com objetivo de estimular e revitalizar inicialmente o esporte amador como um todo, possibilitando assim o surgimento de jovens valores para o encaminhamento ao futebol profissional. O vereador GIL GOMES vai convocar a imprensa desportista para opinar e trazer ideias.

Na esfera das industrias, comércio e serviços, por exemplo, GIL GOMES foi autor do requerimento ao governador Rui Costa, solicitando a instalação de um ponto de venda de gás natural em Ilhéus. O documento foi encaminhado também para a Bahiagás. Para o autor da propositura, a venda de gás é uma demanda das indústrias, da rede hoteleira e dos proprietários de veículos que usam esse tipo de combustível.

GIL GOMES, apesar do primeiro mandato, chegou com vontade de agir. E vem agindo. Nestes primeiros seis meses já é considerado o parlamentar mais atuante da Câmara e reconhecidamente o mais popular. GIL GOMES  é âncora do Programa Alerta Geral há 25 anos, na Rádio Santa Cruz de Ilhéus, o que lhe credencia conhecimento real dos inúmeros problemas da cidade e, indiscutivelmente o melhor orador da Casa de Leis.

Neste primeiro período legislativo, GIL GOMES foi autor de centenas de projetos indicativos, requerimentos, moções, projetos diversos e uma participação efetiva na comissão permanente de educação, quiçá a mais importante do município.

Numa demonstração inequívoca de independência, GIL GOMES protocolou projeto de lei que dispõe sobre o exercício do Poder de Fiscalização dos Vereadores ilheenses, assegurando assim, livre acesso aos órgãos da administração pública direta e indireta do Município, mesmo sem prévio aviso, sendo-lhes devidas todas as informações necessárias para tomadas de decisões e ações que julgar necessárias, contra o executivo. Para o Vereador radialista, “a atividade parlamentar inclui como dever constitucional, definido no art. 70 da Constituição Federal, a fiscalização e o controle do Poder Executivo. A Lei Orgânica Municipal determina que a Câmara exerça a fiscalização da administração financeira e orçamentária do Município, com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado e julgar as contas do Prefeito”, orienta.

Nestes 10 dias de recesso, de 22/06 até este final de semana, GIL GOMES junto com sua assessoria constituiu um verdadeiro gabinete itinerante, que não eventualmente vem visitando os morros, os bairros mais longínquos e carentes, população que residem em situação de pobreza e que precisam urgentemente da iniciativa do poder público. Falou ao site www.jornaldoradialista.com.br “Como vereador e evangélico, estou conhecendo e me sensibilizando com a Ilhéus que não conhecia. Ilhéus da real falta de água, de saneamento, da falta de emprego e de políticas públicas. É triste ainda a situação, mas, com muito trabalho, o apoio da sociedade e a mão de Deus vamos superar os revés do cotidiano do nosso povo”, pontuou GIL GOMES.
Na última terça-feira, 27, GIL GOMES foi entrevistado pelo radialista Ricardo Magalhães, na Rádio Bahiana, e falou das suas ações e caminhadas não só neste período de recesso, mas desde que tomou posse em Janeiro último.  Como membro titular da Comissão de Educação, GIL GOMES falou das suas visitas as escolas da sede, e verificou que situações ainda não eram das boas, apesar da competência da atual secretária de educação, Eliene Oliveira. Mas, muitas coisas tem sido feito. Muitas escolas voltaram a funcionar graças a luta da secretária e a nossa como parlamentar.
GIL GOMES falou também que muitos dos problemas das escolas foram resolvidos graças também ao apoio dos diretores, professores e a própria comunidade. Citou o caso de um bebedouro na escola da Barra de Itaipe, que estava quebrado por falta de uma peça de R$ 30,00. Graças a sua interferência o caso foi solucionado.
Em relação aos ônibus escolares, GIL GOMES lembrou que no governo passado os ônibus ficavam jogados num terreno lá num Bairro da zonal sul. Já no primeiro mês do seu mandato, ainda em Janeiro,  articulou e fêz com  que os ônibus voltassem a funcionar. Tudo hoje funcionando.
GIL GOMES falou de sua visita no último final de semana ao Rio do Engenho, quando junto com a comunidade foi articulado à secretaria do interior toda a recuperação da estrada que dá acesso à aquela comunidade. Falou também da importancia de fomentar o turismo rural na cidade de Ilhéus, e prometeu ainda neste ano conversar como o chefe do executivo sobre esta possibilidade, trabalhando a sustentabilidade.
Sobre ainda as estradas do interior, GIL GOMES afirmou apresentar um projeto  para de forma paliativa resolver todo o problema, através de restos de materiais de construções, os entulhos, que depois de triturados serão utilizados e colocados nas estradas, evitando o excesso de lama quando chove, juntando o útil ao agradável, evitando qualquer tipo de impacto ambiental.
Ao final, GIL GOMES explicou as dificuldades que é administrar Ilhéus, já que é um município geograficamente extenso no aspecto territorial e numero altíssimo de localidades. Portanto, segundo o entrevistado, a saída é trabalhar os eixos da economia para que a receita volte a crescer e se possa atender a sociedade nas suas necessidades básicas.
Nos próximos dias o vereador GIL GOMES já programa visitas as comunidades de São João, Vila Olimpio, Urucutuca e Ribeira das Pedras, todas na zona norte rural do município.
Com informações do site: www.jornaldoradialista.com.br