sexta-feira , 22 setembro 2017
Home / Destaque / Marinha emite alerta de mau tempo com ondas de até 4 metros na Bahia

Marinha emite alerta de mau tempo com ondas de até 4 metros na Bahia

A Marinha do Brasil divulgou boletim nesta segunda-feira (31) alertando para risco de mau tempo para áreas marítimas da Bahia, incluindo previsão de ondas de até 4 metros em quase toda orla do estado. Os dados foram emitidos pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).

(Foto: Arquivo CORREIO)

Segundo o órgão, entre Caravelas, sul da Bahia, e Natal (RN), há previsão de mar grosso, com ondas de até 4 metros, valendo até 9h da quarta-feira (2). No mesmo trecho, a previsão é de vento forte e muito forte, com rajadas de 51 a 74 km/h, também até 9h da quarta-feira.

Também há previsão de mar grosso, com ondas entre 3 e 4  metros, a partir das 2h desta quarta-feira (2) até às 21h de quinta-feira (3), na área entre Cabo Frio (RJ) e Caravelas. Na mesma região, há previsão de vento forte, com rajadas entre 51 e 61 km/h, a partir das 21h desta quarta-feira e válida até às 21h da próxima quinta-feira (3)

Já entre Porto Seguro, sul baiano, e Touros (RN), a previsão é de ressaca, com ondas de até 3 metros, valendo até 21h da terça-feira (1º).

Madrugada fria
Salvador registrou a temperatura mais baixa do ano, 17,6ºC, segundo dados da Estação Meteorológica do Inmet. A última vez que foi registrada uma temperatura tão baixa foi de 17,7ºC, em 2013.

De acordo com a meteorologista Cláudia Valéria Silva, neste domingo (30) também foi registrada a tarde mais fria do ano, com temperatura máxima de 23,3ºC.

“Ontem a gente já teve o dia nublado e a tarde foi mais fria do ano, a máxima 23,3ºC, o que costuma ser de temperatura mínima registrada em um dia inteiro”, explica. A temperatura mais baixa deste ano tinha sido 18,6ºC, no dia 5 de julho.

Se a temperatura foi menor, a sensação térmica foi ainda mais baixa, segundo Cláudia. Isso porque a umidade do ar está elevada e os ventos continuam intensos. “São três elementos que determinam a sensação térmica, os ventos mais fortes comuns dessa época, uma temperatura menor e  umidade elevada. Tivemos uma sensação próxima de 15ºC, por isso que se fala tanto em frio aqui em Salvador”, afirma.

O menor índice de umidade registrado na capital foi de 73% (momento em que não há chuva). Já a maior rajada de vento foi de 38km/h, por volta das 3h.

A previsão é de que o tempo continue instável em Salvador pelo menos até quinta-feira (3), com mínima de 20ºC e máxima de 26ºC. “Amanhã o tempo continua instável com tempo nublado e chuvas”, segundo o meteorologista do INPE, Fábio Rocha.

Soteropolitanos
O frio registrado pelo Inmet foi sentido por soteropolitanos em diferentes pontos da cidade. No Doron, a pedagoga Michele Santos, 23 anos, acordou durante a madrugada e ficou surpresa com a temperatura.

“Na verdade, eu acordei por conta do frio. Fui dormir com apenas um lençol e acordei 2h40. Pensei que tinha esquecido o ventilador ligado, mas não estava. Peguei outra coberta e voltei para a cama, mas demorei para pegar no sono porque precisei esperar meus pés esquentarem primeiro. Eu gosto e até prefiro o clima friozinho, mas não 17 graus. Parecia que o frio estava entrando nos ossos”, disse, entre risos.

Ela contou que a temperatura baixa da madrugada foi um dos assuntos mais comentados na hora almoço na escola onde ela trabalha. “Teve uma colega que até pensou que o ar condicionado dela, que está quebrado, tinha voltado a funcionar. Como dizem em Game Of Thrones: o inverno chegou”, brincou.

Na Base Naval, do outro lado da cidade, a situação não foi diferente. O jornalista Carlos Emanoel dos Santos, 25, acordou às 2h, com sede, mas preferiu não sair da cama. “Estava muito frio. Eu estava com vontade de beber água, mas não tive coragem de levantar da cama. Estava enrolado na colcha e preferi continuar deitado”, afirmou.

Mas, ao contrário do que disseram a maioria dos baianos, houve também quem não sentisse frio. A vendedora Alice Santana, 27, garante que o clima foi tranquilo em Paripe. “Eu estava com edredom, mas estava com o ventilador ligado. Dormir só de pijama e não senti frio. Acordei por volta de 3h, não estava chovendo e o clima era bom”, contou.

Interior
Já na Bahia, de acordo com o Inpe, a menor temperatura registrada foi em Piatã, que teve mínima de 11,8ºC. Em seguida, Itiruçu registrou a menor temperatura, com 14ºC, Vitória da Conquista teve mínima de 13,3ºC e Amargosa, com 16,8ºC.

E no interior a situação é diferente do litoral, porque a umidade está bem mais baixa do que na faixa litorânea, segundo Cláudia Valéria. “No oeste tem ficado 24% de umidade, que é o período mais seco. E no litoral está mais úmido por ser ser mais chuvoso”, detalha.

Veja Também

Caso Garotinho: PF faz buscas na casa de réu investigado por tentar subornar juiz para evitar prisão de ex-governador

RIO – A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta quarta-feira, mandado de busca e ...

%d blogueiros gostam disto: