segunda-feira , 18 dezembro 2017
Home / Destaque / Fazendeiro crê que onça já atacou 10 bezerros e 4 cachorros no Morro do Mendanha, em Goiânia

Fazendeiro crê que onça já atacou 10 bezerros e 4 cachorros no Morro do Mendanha, em Goiânia

 

Dono de uma fazenda localizada no Morro do Mendanha, em Goiânia, Hélio Antônio da Silva, de 57 anos, calcula que já perdeu 10 bezerros e quatro cães por causa de uma onça pintada. Ele não sabe mais o que fazer para evitar prejuízos.

“Quatro bezerros eu vi mortos e tenho comprovado no meu celular, quatro eu vi a carcaça, o rastro da onça, mas não fotografei. Outros dois estão desaparecidos e acredito que foi a onça também. Não posso matar, quem vai pagar meu prejuízo?”, reclamou ao G1.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tenta capturar a onça desde fevereiro. O animalfoi flagrado por câmeras de monitoramento, mas ainda não caiu nas armadilhas instaladas no local (veja vídeo acima).

“Existe o método de laço, que a gente tentou por uma semana, e o método de busca ativa com cachorros, que a gente tentou por uma semana e, infelizmente, não deu certo”, explica Leo Caetano Fernandes da Silva, analista ambiental do Ibama.

O Instituto reforça que a onça está em seu habitat natural e não tem como responsabilizar o Estado. De acordo com o analista, os fazendeiros podem tomar cuidados para evitar mais prejuízos como prender o gado durante a noite junto com cães.

Segundo Silva, eles buscam capturar a onça para levá-la a um local mais preservado e seguro. “Matar uma onça tem um dano irreparável para a natureza”, ressalta Silva.

Quer saber mais notícias de todo o estado? Acesse o G1 Goiás.

Fazendeiro registrou morte de animais no Morro do Mendanha, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

 

Veja Também

Criança é mordida por cão contaminado com raiva em Feira de Santana

A cidade de Feira de Santana está em alerta após uma criança ser mordida por ...

%d blogueiros gostam disto: