sexta-feira , 22 setembro 2017
Home / Destaque / CONTAGEM REGRESSIVA: FESTIVAL INTERNACIONAL DE COMPOSITORAS CHEGA A ILHÉUS

CONTAGEM REGRESSIVA: FESTIVAL INTERNACIONAL DE COMPOSITORAS CHEGA A ILHÉUS

 Entre 14 e 16 de setembro, acontece pela primeira vez em Ilhéus o Sonora – Festival Internacional de Compositoras, um evento de caráter colaborativo que ocorre em diversos lugares do mundo durante o mesmo mês e que, em 2017, traz a cidade para o seu circuito de apresentações. Daqui a exatos trinta, Ilhéus acolherá uma programação intensa, repleta de atividades, protagonizada por mulheres baianas e, em sua grande parte, aberta ao público.

Sonora Ilhéus/BA não será competitivo, mas sim uma mostra artística e cultural composta por cortejo de abertura, cine-debate, roda de conversa, oficina de dança, performances poéticas, bazar e shows musicais com compositoras baianas de Ilhéus, Itabuna, Salvador, Buerarema, Uruçuca e Barra do Mendes.

A programação completa do evento pode ser encontrada na página Sonora Ilhéus/BA nas redes sociais ou através do e-mail sonorailheus@gmail.com.br.

 

SOBRE O SONORA

O projeto surgiu da hastag #mulherescriando, uma iniciativa da musicista Deh Mussulini (Belo Horizonte, Brasil), no intuito de romper no imaginário das pessoas o mito de que existem poucas compositoras. A hastag foi difundida internacionalmente acompanhada de vídeos de mulheres tocando canções autorais e gerou uma grande repercussão dando origem a um grupo de discussões na internet. A partir daí nasceu a ideia de criar um festival que ganhou amplitude e atingiu 21 cidades em 6 países: nascia o Sonora – Ciclo Internacional de Compositoras.

Segundo as produtoras, hoje o evento representa um lugar de resistência e fortalecimento da mulher artista, um reduto para a exposição da arte e da criatividade, além de reunir profissionais da área cultural, como produtoras, instrumentistas, técnicas de som, luz, roadies, jornalistas, arranjadoras, regentes, fotógrafas e toda uma rede de mulheres competentes e engajadas dentro do mercado fonográfico. Ainda segundo elas, o Sonora é considerado o local do protagonismo feminino, mas também de diálogo com toda a sociedade, independente de gênero, faixa etária e classe social.

Para maiores esclarecimentos e informações sobre o Sonora Ilhéus/BA, entre em contato com a produção local pelo e-mail sonorailheus@gmail.com.

Serviço: Sonora – Festival Internacional de Compositoras Ilhéus/BA
Onde: Tenda TPI, Teatro Municipal de Ilhéus, Biblioteca Pública Adonias Filho e Academia de Letras de Ilhéus.
Quando: de 14 a 16 de setembro
Apoio: Secretaria de Cultura, Tenda Teatro Popular de Ilhéus, GPC Produções Artísticas e Academia de Letras de Ilhéus.
Realização: Criadouro Produções e Comunicação Visual

Veja Também

Caso Garotinho: PF faz buscas na casa de réu investigado por tentar subornar juiz para evitar prisão de ex-governador

RIO – A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta quarta-feira, mandado de busca e ...

%d blogueiros gostam disto: