domingo , 24 setembro 2017
Home / Destaque / Após decisão inédita, primeira refugiada síria é diplomada no Paraná

Após decisão inédita, primeira refugiada síria é diplomada no Paraná

Refugiada da guerra da Síria se forma pela UFPR

Quatro anos após chegar ao Brasil, Lusia Luxsa é a primeira refugiada síria a receber o diploma de graduação no Paraná. Na formatura, na noite de quinta-feira (17), o clima era de orgulho pela conquista depois do difícil recomeço longe de casa.

Lusia fazia o curso em Alepo, cidade onde morava até abril de 2013, quando decidiu fugir da guerra civil para morar com a família no Brasil.

Sem falar português, a refugiada conseguiu um feito inédito. Em Curitiba, ela procurou a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para tentar concluir o curso suspenso após o prédio onde estudava ser bombardeado. Para que a refugiada pudesse ser aceita, a universidade precisou aprovar uma resolução.

Durante o discurso na cerimônia de formatura, falou das lembranças dolorosas da guerra, da saudade dos parentes que ficaram na Síria e do país que teve de abandonar.

“No começo é difícil. Uma nova língua, uma nova cultura. Essa mudança é bem forte. Mas, quando você tem a vontade de viver e realizar seu sonho esquece tudo e luta bastante para continuar. Por isso, estou muito orgulhosa de concretizar o meu sonho e mostrar que sou capaz. Todos os refugiados sírios são merecedores destas vagas e podem realizar o sonho deles fora da Síria também”, incentiva Lusia.

Orgulho também para familiares e amigos. “Ela encarou um curso muito difícil e é um exemplo de superação e de dedicação. E para nós é um tremendo orgulho está vivenciando e dividindo este momento com ela”, comentou a colega de curso, Ana Luzia Alves.

“É um milagre”, resumiu ao agradecer a oportunidade recebida no Brasil e as pessoas que conheceu no país e a auxiliaram no desafio superado.

Veja Também

Papagaio faz compra na Amazon imitando voz da dona, em Londres

POR O GLOBO 20/09/17 – 11h24 | Atualizado: 20/09/17 – 11h40   LONDRES — A dona de um papagaio ...

%d blogueiros gostam disto: